sábado, 1 de setembro de 2007

ROSH HASHANA

ROSH HASHANA

A história da gastronomia nos mostra que a cultura de um povo pode ser vista através da sua gastronomia que é passada de geração em geração, sofrendo muitas vezes mudanças que vão se adequando de acordo com o local aonde vivem e o que se encontra na região. podemos notar essa influência nitidamente na mesa do judeu ashkenazi e o sefaradi. Mesmo pertencendo a mesma religião seus hábitos alimentares se modificaram através das peregrinações devido as perseguições tendo que se adequar ao que encontrava na região. Essa curiosidade será comentada nos próximos encontros aqui, aonde trarei diferenças e dicas sobre a culinária judaica que é tão rica. Cozinha judaica é, provavelmente, a cozinha mais marcada pelos preceitos religiosos nos dias atuais. É conhecida no mundo inteiro, principalmente por causa das recomendações do 'Kashrut' (As Leis Higiênicas), que proíbem o consumo de porco, crustáceos, leite e carne numa mesma refeição. Nem sempre a cozinha judaica é necessariamente kasher.

Em virtude de tantas proibições ou obsessão pela pureza dos alimentos, o povo judeu foi criando uma culinária baseada em aves, vegetais, carne de vaca e uso de ervas. Presente nos rituais e festas, a cozinha judaica não é sofisticada nos ingredientes, mas muito aprimorada no preparo. De acordo com a tradição judaica, a comida ocupa lugar de destaque nas festividades e comemorações religiosas. Cada festividade tem pratos típicos correspondentes, com papel definido no ritual. Como estamos próximos ao rosh hashana, falaremos um pouco dessa importante festa e traremos receitas para que possam utilizar na mesma. O próprio nome indica: Rosh = cabeça; Shaná = mudança. O ano se chama Shaná em hebraico porque a cada ano temos de mudar, de evoluir, de repensar nossas vidas. Em Rosh Hashaná temos o dever de mudar em primeiro lugar o que está dentro de nossas cabeças, repensando nossas atitudes para com nós mesmos, como estamos nos tratando, se nos respeitamos física e moralmente, para depois alargarmos este círculo e abrangermos nossos familiares mais próximos, mais longínquos, amigos, colegas de trabalho, comunidade, país e acima de tudo, rever nosso relacionamento com Deus. (“Paulinho Rosenbaum”) Nesse dia, as chalot devem ser feitas no feitio redondo para mostrar que sendo o ano um círculo, não tem princípio nem fim. devemos comer um pedaço de maçã embebido em mel ao principiar a refeição, simbolizando um ano bom e doce.

TRUTA RECHEADA COM ESPINAFRE - peixe, animal que nada "para frente", e que nas casas mais tradicionais tem sua cabeça servida ao chefe da casa.

INGREDIENTES: Truta fresca inteira (com cabeça)

Espinafre congelado – 80 g
Cebola – cortada picadinha
Creme de leite fresco – 50 ml
Manteiga – 5g
Sal – á gosto
Pimenta do reino branca moída – á gosto
Papel alumínio – ¼ de folha

MODO DE PREPARO

Limpar a truta pela barriga. Tirar a espinha dorsal e todos os espinhos possíveis bem como tudo que tiver dentro da barriga. Se for limpo por um profissional pedir para abrir em um único filé, preso pelo dorso (corte borboleta). Não esqueça de pedir para tirar os olhos senão amarga a receita. Suar a cebola na manteiga, adicionar o espinafre bem picado, saltear por alguns minutos. Adicionar o creme de leite e reduzir a um creme espesso. Temperar com sal e pimenta e reservar. Temperar a truta com sal e pimenta e rechear com o creme de espinafre. Levar ao forno pré aquecido a 180. C em uma assadeira com papel alumínio e assar até que as bordas da truta estejam seladas e a truta cozida (aproximadamente 10 minutos) OBS: Pode colocar em vez do espinafre, legumes salteados, como cenoura, alho porro, cebola, abobrinha.

CHARUTOS FOLHAS DE UVA

INGREDIENTES

300g de folha de uva

RECHEIO

500g de carne moída (duas vezes)
Alho - 2 alhos socados
Sal – 1 colher de chá rasa
Pimenta Syria – 1 colher de café
Limão – suco de ½ limão
Extrato de tomate – 3 colheres de sopa
Óleo –
3 colheres de sopa

PARA COZINHAR

Extrato de tomate – 3 colheres de sopa
Limão – suco ½ limão
Sal – á gosto
Açúcar – 1 colher de sopa
ALHO - 2 laminados

MODO DE PREPARO: Aferventar as folhas de uvas até estarem moles, mas não a ponto de rasgar. Cortar o cabo de cada folha e abrir ela do lado crespo para cima, pendurando elas pela borda do coador de macarrão. Recheio – misturar todos os ingredientes. Colocar a parte lisa de cada folha virada para baixo, aberta em cima de um prato. Rechear com 1 colher de sopa e enrolar pela parte mais larga dobrando os lados em cima do recheio. Dentro de uma panela de uma panela colocar os charutos enrolados bem firme um ao lado do outro, fazendo camadas até terminar. Acrescentar 2 alhos cortados ao meio sobre as folhas. Colocar um prato de cabeça pra baixo em cima das folhas, para evitar que quando colocar a água os charutos subam. Acrescentar em 1 litro de água quente, o extrato de tomate, limão, sal e açúcar. Cobrir as folhas de uva, deixar cozinhar em fogo médio, até estarem cozidos, deixando um pouco de caldo.

Bolo de mel

Ingredientes

5 ovos
3/4 xícara de mel
3/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de suco de laranja
1/2 xícara de café forte
1 xícara de óleo
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de bicarbonato canela e cravo em pó
uvas passas

MODO DE PREPARO

Bata as claras em neve e deixe descansar. Misture bem o mel, o açúcar e as gemas até a massa ficar bem clara. Acrescente o suco, o café, o óleo. Depois de bem misturado acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó, o bicarbonato, o cravo e a canela. Por último, as uvas passas. Asse em forno moderado por cerca de 40 minutos.

DICAS: Vários alimentos simbólicos são ingeridos na refeição da primeira noite de Rosh Hashaná, e um pedido é recitado para cada alimento. Este costume é baseado em um ensinamento talmúdico: "Presságios são significativos; por isso cada pessoa deveria comer no início do ano abóbora, beterrabas, tâmaras e alhos-poró". Ingredientes que devem ser evitados: Não se come nada temperado com vinagre em Rosh Hashaná ou raiz forte para não ter um ano amargo. Nozes também não devem ser ingeridas nestes dias. Um dos motivos é porque as nozes provocam pigarro que pode atrapalhar as orações do dia; outro motivo é que o valor numérico da palavra egoz (noz) corresponde ao da palavra chet (pecado) sem o alef.

Nenhum comentário: